O difícil é enfrentar o erro de não se previnir

segunda-feira, 21 de julho de 2014

O que aconteceu naquela mesa...

Obviamente, na visão dos médicos, minha cirurgia foi simples... Porque, como diria minha amada mãe, "pimenta nos olhos dos outros é refresco"...

Eu sofri uma setorectomia/ quadrantectomia com retirada do linfonodo Sentinela (uma espécie de porteiro, cão de guarda, uma coisa assim, que mora debaixo do braço).

A setorectomia/quadrantectomia é a retirada de parte da mama, onde o tumor está localizado (o saquinho plástico da enfermeira tosca do post anterior). Todo este tecido é retirado, com margem de segurança, para ser avaliado no chamado exame histopatológico (para nós, leigos, uma espécie de biópsia). Esta retirada pode variar entre 25% e 40% de tecido mamário total.  

O linfonodo Sentinela (adorei este nome!) é o primeiro linfonodo (gânglio linfático) a receber as células malignas. É a primeira barreira de defesa do organismo contra o espalhamento do câncer (metástases). Dará o prognóstico e direcionará qual o tratamento que deverei fazer. Vai dizer se existe metástase ou não. 

Traduzindo: Ficou uma coisa bem esquisita... todo torto e, depois de desinchar e voltar para a cor normal (agora está meio roxo, meio amarelo, meio verde, meio preto), meu seio direito vai ficar mais murcho e mais alto que o esquerdo, com uma cicatriz que nem imagino como será... Cruzes!!!! Vai merecer uma boa plástica. 

Além disso, tiraram um troço debaixo do meu braço que faz com que ele me dê choques e doa muito... 

Fora o buraco onde estava a merda do dreno pendurado.

Mas, tudo o que estava errado saiu... Graças a Deus!!!! Agora, tenho que esperar umas três semanas para que o tratamento seja definido, a partir do resultado da biópsia deste tecido e do linfonodo. Se vou de quimio e rádio. Se só rádio... Enfim, a próxima fase.

Mas, quer saber? Não me preocupa mais. Tenho tanta certeza de que tudo estará bem, que venha o que vier! Eu quero é ficar livre!

2 comentários:

  1. ISSO MESMO, GAROTA! Sigo aqui só na boa vibração e aprendendo um monte com você. Carinhos e beijos, lela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lela! Que bom! Fico feliz! Seu comentário só me incentiva a escrever mais e mais! Preciso muito desta sua vibração, hein?!!! Um beijo, com muito carinho também!

      Excluir